face.fw

Administração Municipal de Nova Alvorada do Sul realiza reunião com comando da Polícia Militar para aplicação do Proerd no município

Categoria: Prefeitura
Publicado: Quarta, 10 Abril 2019 18:03 Escrito por Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Acessos: 19

57441822 2353243281407135 4360069138962448384 n

Na manhã de terça-feira (10), a administração municipal de Nova Alvorada do Sul, realizou a primeira reunião para apresentação do termo de Cooperação Mútua e como funcionará o projeto, que atenderá todos os 5° anos das escolas municipais.

Participaram da reunião o secretário de Educação Paulo Roberto de Oliveira, que na ocasião representou o prefeito Arlei Barbosa, os diretores escolares, Dir. Hetore, Dir. Adriane, Dir. Simone, além dos representantes da Policia Militar, Tenente Klayton, Sargento Hadlich, Sargento Altamir, Major Cansancão e Cabo Schuller.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos. Além de manter nossas crianças longe das drogas, com o PROERD, a Policia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.

O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos. O PROERD foi implantado em nosso Estado em Junho de 1997, com 05 (cinco) Instrutores que foram formados pela PM/SP, sendo que posteriormente, outros cursos foram realizados, onde também recebemos apoio da PM/DF e da Câmara Técnica da PM/SC, sendo, então, implantado o Programa em diversos municípios do Estado.